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Ferrari 312 PB


O Ferrari 312 PB nº16 é um dos carros mais emblemáticos da Ferrari, concebido para as corridas de resistência no início dos anos 70. Desenvolvido com a expertise acumulada pela Ferrari na Fórmula 1, o 312 PB destacou-se pelo seu desempenho nas pistas de resistência e pela engenharia de ponta. Em 1973, teve uma participação memorável nas 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais desafiantes do automobilismo mundial.

O Surgimento do Ferrari 312 PB

O Ferrari 312 PB foi introduzido em 1971 para substituir o Ferrari 512 M nas corridas de resistência. O nome "312" reflete a combinação de um motor de 3.0 litros com 12 cilindros, derivado diretamente dos carros de Fórmula 1 da Ferrari, o que o tornava numa máquina incrivelmente ágil e potente. Com um motor boxer de 12 cilindros, o 312 PB gerava cerca de 450 cavalos de potência, e o seu peso leve, de apenas 650 kg, maximizava a sua velocidade e manobrabilidade nas corridas de resistência.

Le Mans 1973: Uma Corrida de Resistência

Em 1973, o Ferrari 312 PB nº16 alinhou na grelha das 24 Horas de Le Mans, uma das mais prestigiadas e desafiantes corridas do mundo. A Ferrari tinha optado por não participar na edição de 1972 devido a preocupações com a durabilidade do carro numa corrida tão longa, mas regressou em 1973 com o objetivo de vencer. O carro nº16 foi conduzido pelos talentosos Arturo Merzario e Carlos Pace, que tinham como missão enfrentar os principais rivais da Ferrari, entre os quais os poderosos Matra e Porsche.

O 312 PB nº16 mostrou a sua incrível prestação, mantendo-se competitivo ao longo da corrida, mas enfrentou uma difícil batalha contra os Matra-Simca, que se tinham afirmado como os principais rivais da temporada. Apesar de todo o esforço da Ferrari, o carro nº16 não conseguiu completar a corrida, abandonando após 289 voltas devido a problemas mecânicos. Foi uma corrida dura, com desafios constantes, mas o desempenho do 312 PB em Le Mans reforçou a reputação da Ferrari nas corridas de resistência.

Engenharia e Potência Inspiradas na Fórmula 1

O Ferrari 312 PB nº16 foi construído com base nas inovações da Fórmula 1, utilizando o motor boxer de 12 cilindros que se tinha mostrado eficiente nos monolugares da Scuderia. Esta proximidade com os carros de F1 dava ao 312 PB uma vantagem técnica significativa, tornando-o mais leve e aerodinâmico do que muitos dos seus concorrentes. A sua agilidade nas curvas e a sua impressionante aceleração tornaram o 312 PB num dos carros mais temidos nas pistas.

O Fim de uma Era

Apesar do abandono em Le Mans em 1973, o Ferrari 312 PB teve uma temporada sólida nesse ano, enfrentando a concorrência feroz dos Matra. No entanto, o final da temporada de 1973 marcou o fim de uma era para a Ferrari nas corridas de resistência. Com as alterações nos regulamentos dos protótipos desportivos, a Ferrari decidiu terminar a sua participação oficial nas corridas de resistência. O 312 PB nº16, embora não tenha vencido em Le Mans, já tinha assegurado o seu lugar na história da Scuderia e nas memórias dos adeptos.


Legado do Ferrari 312 PB nº16

Hoje, o Ferrari 312 PB nº16 é recordado como um dos grandes carros de competição da Ferrari. O seu desempenho em Le Mans, apesar do abandono, foi uma prova do compromisso da Ferrari com a excelência e a inovação nas corridas de resistência. O automóvel nº16 permanece uma lenda, representando o fim de uma era gloriosa para a Ferrari nas pistas de resistência e sendo admirado por colecionadores e entusiastas pelo seu contributo para o desporto automóvel.

Modelo 1:43
Marca: N/A












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